Filosofia da Música: formalismo e além.

Sendo um dos temas mais dinâmicos, variados e ricos no campo da estética filosófica, a música tem despertado a imaginação de grandes estudiosos desde o tempo de Pitágoras e continua nos provocando até os dias de hoje. E é com base no texto de Philip Alperson denominado: Filosofia da Música: formalismo e além, que tomamos a música como nosso próximo objeto de estudo.


Mas por que a música tem sido fonte de encantamento por tanto tempo? Na maior parte das vezes a música é de fácil acesso, podemos escutar, cantar, cantarolar, assobiar e imaginar melodias. A música nos desperta curiosidade também pela sua extraordinária variabilidade de meios e materiais, temos a voz humana e também instrumentos musicais como o piano, o violão, o violino, flautas etc. Para maioria das pessoas a música parece ser uma questão profundamente pessoal, ela se mostra capaz de nos tocar de modos estranhamente íntimos e caracteristicos.
Ela também se apresenta como uma arte fantasticamente conciliável com outras, por exemplo, a dança, o cinema, o teatro e a ópera, e além disso é um acompanhamento para uma vasta série de esforços e rituais humanos. Porém, o que é de fato mais extraordinário na música é que ela pode ser objeto de atração por sim mesma. Essa nova possibilidade de percepção estética da arte, nos serve como impulso para tentarmos compreender ao longo de nossas sessões de estudo, certas questões como: o que dá à música a capacidade de atrair a atenção desse modo? Por que existe uma arte da música? E ainda, por que as pessoas de dispõem a fazer esforços por uma atividade cuja utilidade prática é pouco evidente?

Quem somos

O grupo de estudos "Arte, Sentido & História" é constituido pelo orientador Prof. Dr. em Filosofia Gerson Luís Trombetta; pelos bolsistas: PIBIC/UPF Alessandra Vieira; PIBIC/CNPq Bruna de Oliveira Bortolini; FAPERGS Taciane Sandri Anhaia; e demais integrantes: Aline Bouvié, Amanda Winter, Ana Karoline, Bárbara Araldi Tortato, Daniel Confortin, Edynei Vale, Ester Basso, Fabiana Beltrami, Fernanda Costa, Prof. Dr. em Filosofia Francisco Fianco, Guto Pasini, Iara Kirchner, Jéssica Bernardi, Leonel Castellani, Maikon Ubertti, Marceli Becker, Marciana Zambillo, Roberta del Bene e Tarso Heckler.

Contador Grátis