O kitsch em Milan Kundera

Durante nossas discussões sobre o movimento kitsch (arte kitsch?! quem ousará responder?!) algumas definições e origens da palavra foram citadas. Uma delas veio do livro A insustentável leveza do ser, de Milan Kundera. Deixaremos tatuadas aqui no blog algumas dessas referências, pois podem servir para esclarecimentos e discussões vindouras. A insustentável leveza do ser é um livro que retrata o mundo comunista da antiga Tchecoslováquia, mas sem deixar de exalar um perfume de romance! Portanto, os personagens se confundem com as definições apresentadas pelo autor, entregando-nas já impregnadas de interpretações e julgamentos. Mas, ao invés de torná-lo um 'desvio' de olhar, o livro serve justamente como um meio que nos leva a compreender o kitsch no no seu surgimento, aplicado ao seu contexto originário - ou seja, ver o kitsch através de uma visão bem diferente daquelas que temos. 
Antes das citações que se referem diretamente ao kitsch, deixemos postado aqui uma partezinha do livro que se refere à beleza.. na disposição do livro ela já se encontra antes da definição de kitsch (e antes de o autor usufruir deste termo em abundância).. quem sabe esta beleza à qual o autor se refere seja uma forma de introduzir o kitsch.. quem sabe? alguém sabe? Milaaaaaaan!

“Franz disse: ‘Na Europa, a beleza sempre foi intencional. Havia sempre um fim estético e um plano de longa duração; foram necessários séculos para edificar segundo esse plano uma catedral gótica ou uma cidade do Renascimento. A beleza de Nova York tem uma origem completamente diversa. É uma beleza não intencional. nasceu sem premeditação por parte do homem, como uma gruta de estalactites. Formas, feias em si mesmas, encontram-se por acaso, sem nenhum plano, em vizinhanças improváveis onde brilham de repente numa poesia mágica’.



Sabina disse: ‘A beleza não é intencional. É isso mesmo, também se poderia dizer: a beleza por engano. Antes de desaparecer totalmente do mundo, a beleza existirá ainda alguns instantes, mas por engano. A beleza por engano é a último estágio da história da beleza’.” (p. 101)



As próximas citações foram todas retiradas da sexta parte do livro, chamada A grande marcha. Se notarem a evolução das páginas, verão que formam quase que a sequência do livro! Quando encontrarem alguns números que seguem o desenrolar do texto, saibam que é a divisão entre os pequenos capítulos dentro do texto.. boa leitura!

“Esta é uma palavra alemã [kitsch] que apareceu em meados do sentimental século XIX e que em seguida se espalhou por todas as línguas. Mas o uso freqüente do termo apagou seu valor metafísico original: o kitsch, em essência, é a negação absoluta da merda; tanto no sentido literal como no sentido figurado: o kitsch exclui de seu campo visual tudo o que a existência humana tem de essencialmente inaceitável.” (p. 244)



“A primeira revolta interior de Sabina contra o comunismo não tinha um caráter ético, mas estético. O que lhe repugnava não era tanto a feiúra do mundo comunista (os castelos convertidos em estábulos), mas a máscara de beleza com que ele se cobrira, isto é, o kitsch comunista. O modelo desse kitsch era a chamada festa do Primeiro de Maio.” (p. 244)



“Por volta de dez anos mais tarde (ela já morava na América), um senador americano amigo de seus amigos a levou para passear num carro enorme. Quatro garotos se apertavam no banco de trás. O senador parou; as crianças desceram e desataram a correr num gramado imenso em direção a um estádio onde havia um rinque. O senador ficou ao volante olhando com ar sonhador as quatro pequenas silhuetas que corriam; virou-se para Sabina: ‘É isso que eu chamo de felicidade’.
Essas palavras não eram apenas uma expressão de alegria diante das crianças que corriam e da grama que crescia, era também uma manifestação de compreensão em relação a uma mulher que vinha de um país comunista onde, o senador estava convencido, a grama não cresce e as crianças não correm.
Mas, nesse momento, Sabina imaginou o senador num palanque de uma praça de Praga. Em seu rosto, havia exatamente o mesmo sorriso que os estadistas comunistas dirigiam do alto de seu palanque aos cidadãos igualmente sorridentes, que desfilavam a seus pés.



8

Como o senador podia saber que as crianças significavam felicidade? enxergaria dentro de suas almas? E se três dessas crianças, assim que saíssem de seu campo visual, se atirassem sobre a quarta e começassem a espancá-la?
O senador tinha apenas um argumento a favor de sua afirmação: a sensibilidade dele. Quando o coração fala, não é conveniente que a razão faça objeções. No reino do kitsch se pratica a ditadura do coração.
É preciso evidentemente que os sentimentos suscitados pelo kitsch possam ser compartilhados pelo maior número possível de pessoas. Por isso, o kitsch não se interessa pelo insólito; ele apela para as imagens-chave profundamente ancoradas na memória dos homens: a filha ingrata, o pai abandonado, os garotos correndo num gramado, a pátria traída, a lembrança do primeiro amor.
O kitsch faz nascer, uma após outra, duas lágrimas de emoção. A primeira lágrima diz: Como é bonito crianças correndo num gramado!
A segunda lágrima diz: Como é bonito se emocionar com toda a humanidade ao ver crianças correndo num gramado!
Somente essa segunda lágrima faz o kitsch ser o kitsch.
A fraternidade entre todos os homens não poderá ter outra base senão o kitsch.

9

Ninguém sabe disso melhor do que os políticos. Assim que percebem uma máquina fotográfica por perto, correm até a primeira criança que vêem para levantá-la nos braços e beijá-la na face. O kitsch é o ideal estético de todos os políticos, de todos os movimentos políticos.
Numa sociedade em que coexistem diversas correntes e em que suas influências se anulam ou se limitam mutuamente, ainda é possível escapar mais ou menos à inquisição do kitsch; o indivíduo pode salvaguardar sua originalidade e o artista criar obras inesperadas. Mas nos lugares em que um só movimento político detém todo o poder, todos se encontram sem escapatória no reino do kitsch totalitário.
Se digo ‘totalitário’ é porque nesse caso tudo o que possa prejudicar o kitsch é banido da vida: toda manifestação de individualismo (porque toda discordância é uma cusparada no rosto da fraternidade sorridente), todo ceticismo (porque quem começa duvidando do detalhe mais ínfimo acaba duvidando da própria vida), e ironia (porque no reino do kitsch tudo tem que ser levado a sério), mas também a mãe que abandona a família ou o homem que prefere os homens às mulheres ameaçando assim o slogan sacrossanto ‘amai-vos e multiplicai-vos’.
Desse ponto de vista, aquilo a que chamamos ‘gulag’ pode ser considerado uma fossa séptica em que o kitsch totalitário joga suas imundícies.” (p. 245-247)



“Com efeito, na mais cruel das épocas, os filmes soviéticos que inundavam os cinemas dos países comunistas eram impregnados de uma inocência incrível. O mais grave conflito concebível entre dois russos era o desentendimento amoroso: ele imagina que ela não o ama mais, e ela pensa a mesma coisa dele. No final, um cai nos braços do outro e lágrimas de felicidade escorrem pelo rosto.
A explicação convencional desses filmes, hoje em dia, é a seguinte: eles descreviam o ideal comunista, enquanto a realidade comunista era bem mais sombria.
Essa interpretação revoltava Sabina. A idéia de que o universo kitsch soviético podia se tornar realidade lhe dava calafrios. Preferia, sem hesitar, a vida no regime comunista real, com toda as suas perseguições e suas filas na porta dos açougues. No mundo comunista real, é possível viver. No mundo do ideal comunista realidade, naquele mundo de cretinos sorridentes com quem ela não poderia ter o menor diálogo, teria morrido de horror depois de uma semana.” (p. 248)

                                  



“No reino do kitsch totalitário, as respostas são dadas de antemão e excluem qualquer pergunta nova. Daí decorre que o verdadeiro adversário do kitsch totalitário é o homem que interroga. A pergunta é como a faca que rasga a cortina do cenário para que se possa ver o que está atrás. Foi assim que Sabina explicou a Tereza o significado de suas quadros: na frente, a mentira inteligível, e atrás a incompreensível verdade.
Mas os que lutam contra os regimes ditos totalitários não podem lutar com interrogações e dúvidas. Necessitam também da certeza e da verdade simplista deles, que devem ser compreensíveis para um grande número de pessoas e provocar lágrimas coletivas.
Um dia, um movimento político organizou uma exposição de quadros de Sabina na Alemanha. Sabina pegou o catálogo: na frente de sua foto haviam desenhado fios de arame farpado. No texto, sua biografia parecia a hagiografia de mártires e santos: havia sofrido, havia combatido a injustiça, havia sido forçada a abandonar seu país torturado e continuava o combate. ‘Com seus quadros, ela luta pela liberdade’, dizia a última frase.
Ela protestou, mas não a entenderam.
Ora, então não era verdade que o comunismo perseguia a arte moderna?” (p. 249)

“A vida inteira, afirmou que seu inimigo era o kitsch. Mas será que ela própria não o carrega no fundo do seu ser? Seu kitsch é a visão de um lar sossegado, doce, harmonioso, onde reinam uma mãe cheia de amor e um pai cheio de sabedoria.” (p. 250)

31 comentários:

Anônimo 11 de janeiro de 2013 às 10:43  

Lindo! Adoro Kundera.

Anônimo 21 de abril de 2013 às 02:27  

That is a great tip particularly to those new to the blogosphere.
Brief but very precise info… Appreciate your sharing this one.
A must read post!

my site - http://www.iamsport.org/

Anônimo 6 de maio de 2013 às 21:58  

Awesome issues here. I am very satisfied to peer
your post. Thank you so much and I am having a look forward to contact you.
Will you please drop me a mail?

Visit my web site; buy volume pills

Anônimo 8 de maio de 2013 às 00:36  

Quality content is the important to attract the users to pay a quick visit the site, that's what this website is providing.

Also visit my homepage buy alteril

Anônimo 12 de maio de 2013 às 02:17  

I couldn't refrain from commenting. Perfectly written!

Also visit my site; buy virility ex

Anônimo 12 de maio de 2013 às 06:37  

Hmm it looks like your blog ate my first comment (it
was extremely long) so I guess I'll just sum it up what I submitted and say, I'm thoroughly
enjoying your blog. I as well am an aspiring blog writer
but I'm still new to everything. Do you have any tips for rookie blog writers? I'd definitely appreciate it.


Check out my homepage :: xtremeno

Anônimo 12 de maio de 2013 às 08:50  

Hello there I am so happy I found your blog, I really found you
by mistake, while I was looking on Bing for something else, Regardless I am here now and would just like
to say thank you for a remarkable post and a all round exciting
blog (I also love the theme/design), I don’t have time to go
through it all at the minute but I have book-marked it and also added in
your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a lot
more, Please do keep up the awesome b.

Feel free to surf to my page - teeth whitening at the dentist

Anônimo 13 de maio de 2013 às 14:54  

Hey would you mind letting me know which webhost you're utilizing? I've loaded your
blog in 3 completely different browsers and I must say this blog loads a lot faster then most.
Can you recommend a good web hosting provider at a honest
price? Thanks, I appreciate it!

Have a look at my blog ... total curve before and after

Anônimo 14 de maio de 2013 às 20:00  

Very nice post. I just stumbled upon your weblog and wanted to say that I've truly enjoyed browsing your blog posts. In any case I'll be subscribing
to your rss feed and I hope you write again soon!

Feel free to surf to my homepage - blogspot.com

Anônimo 19 de maio de 2013 às 05:13  

Hello there! This post could not be written any better!
Reading this post reminds me of my previous room mate! He always kept chatting about this.
I will forward this article to him. Fairly certain he
will have a good read. Thank you for sharing!

My blog post :: venapro is a scam

Anônimo 19 de maio de 2013 às 12:26  

Greetings! I know this is kind of off topic but I was
wondering if you knew where I could locate a captcha plugin for
my comment form? I'm using the same blog platform as yours and I'm having difficulty finding one?
Thanks a lot!

my blog ... zetaclear.herbalcurenow.com

Anônimo 19 de maio de 2013 às 14:12  

Hi there! This article couldn't be written much better! Looking through this article reminds me of my previous roommate! He continually kept talking about this. I am going to forward this article to him. Pretty sure he'll have a very
good read. I appreciate you for sharing!

Here is my homepage :: buygenf20.eklablog.com

Anônimo 20 de maio de 2013 às 00:07  

This website certainly has all the information I needed about this subject and
didn't know who to ask.

Have a look at my blog; african mango plus

Anônimo 20 de maio de 2013 às 06:24  

I am regular visitor, how are you everybody?
This post posted at this website is really nice.


my web site - breast actives sale

Anônimo 20 de maio de 2013 às 20:30  

Peculiar article, just what I wanted to find.

Review my blog post scar cream

Anônimo 23 de maio de 2013 às 06:42  

It's a shame you don't have a donate button! I'd definitely donate to this brilliant blog! I guess for now i'll settle for bookmarking
and adding your RSS feed to my Google account. I look forward to new updates and will
share this blog with my Facebook group. Chat soon!

Feel free to visit my weblog; buyaciphex.beep.com

Anônimo 24 de maio de 2013 às 11:13  

Hi! I simply want to give you a huge thumbs up for
your excellent info you have here on this post.
I will be coming back to your web site for more soon.


My web-site venapro supplement

Anônimo 25 de maio de 2013 às 00:55  

If you would like to grow your know-how simply keep visiting this web page and be updated with
the hottest gossip posted here.

Feel free to surf to my web page ear ringing Relief

Anônimo 27 de maio de 2013 às 04:36  

An outstanding share! I've just forwarded this onto a coworker who has been conducting a little homework on this. And he actually ordered me breakfast simply because I stumbled upon it for him... lol. So allow me to reword this.... Thanks for the meal!! But yeah, thanks for spending some time to talk about this topic here on your internet site.

My site; capsiplex discount

Anônimo 27 de maio de 2013 às 18:29  

We are a group of volunteers and starting a new scheme in our community.
Your site provided us with valuable info to work on.
You've done a formidable job and our entire community will be thankful to you.

my page - toenail fungus treatment

Anônimo 31 de maio de 2013 às 06:43  

Hi! This post could not be written any better! Reading this
post reminds me of my good old room mate! He always kept
chatting about this. I will forward this article
to him. Pretty sure he will have a good read. Thank you for sharing!


My blog - where can i buy capsiplex

Anônimo 31 de maio de 2013 às 12:48  

Hi! I know this is kind of off topic but I was wondering if you knew where I could get a captcha plugin for my comment form?

I'm using the same blog platform as yours and I'm having problems finding
one? Thanks a lot!

Here is my web blog: caliplus.herbsworld.org

Anônimo 5 de junho de 2013 às 06:46  

Inspiring story there. What happened after? Good luck!

Also visit my page http://deerantlerplus.herbalcurenow.com/

Anônimo 8 de junho de 2013 às 13:45  

Please let me know if you're looking for a writer for your site. You have some really great articles and I think I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I'd love to write some
content for your blog in exchange for a link back to mine.
Please blast me an e-mail if interested. Thank you!

Feel free to surf to my web site ... buy virility ex

Anônimo 14 de junho de 2013 às 05:18  

Great blog you have here but I was wanting to know if you knew of any user
discussion forums that cover the same topics discussed in this article?

I'd really love to be a part of online community where I can get opinions from other knowledgeable people that share the same interest. If you have any recommendations, please let me know. Thanks a lot!

My page :: virility ex ()

Anônimo 15 de junho de 2013 às 00:30  

Excellent post. I was checking constantly this blog and I am inspired!

Very useful info specially the ultimate part
:) I maintain such info much. I was seeking this
certain information for a long time. Thanks and best of luck.


Review my webpage; buy virility ex

Maria 27 de junho de 2020 às 11:41  

Ótimo!

Polistyca 8 de janeiro de 2021 às 02:42  

O PT é Kitsch.

Trazendo a mente algo bem recente na política. Observe:
Com a "Copa das Copas®" do PT® em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis! A Copa das Copas®, do PT© e de lula©.

Qual o poder constante da propaganda ininterrupta do PT®?
Eis:

Mas apenas um frio slogan (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Skol®: a Cerveja que desce Redondo”/Ainda: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Apenas signos desubstancializados. Sem corporeidade. Não tem nada a ver com um projeto de Nação.

Aqui a superficialidade do PETISMO®:
Apenas signos desubstancializados. Sem corporeidade. Não tem nada a ver com um projeto de Nação. Propaganda:
0. “Pronatec©”
1. “Pátria Educadora™” [Buá; Buá; Buá].
2. “Coração Valente©” (super fake)
3. “A Copa das Copas®”
4. “Fica Querida©”
5. “Impeachment Sem Crime é Golpe©” [lol lol lol]
6. “Foi Golpe®”
7. “Fora Temer©”
8. “Ocupa Tudo®”
9. “Lula Livre®”
10. “®eleição sem Lula™ é fraude” [kuá!, kuá!].
11. “O Brasil Feliz de Novo®” (fake)
12. “Lula é Haddad Haddad é Lula®” [kkk]
13. “Ele não®”.
14. “Minha Casa, Minha Vida©”
15. “Saúde não tem preço®”
16. “Haddad® agora é verde-amarelo®” [rsrs].
17. “Bolsa Família®”
18. “LUZ para todos™”(kkk).
19. (…e agora…): “Ninguém Solta a Mão de Ninguém©”
20. “Água para todos©” (é mesmo?)
21. “Mais Médicos®”,
22. PT® = “Controle social da mídia” [™] (hi! hi! hi!): desejo do petismo.
23. “Brasil Carinhoso©” [que momento açucarado].
24. “bela, recatada e do lar®” PT é uma piada ridícula!
25. “Rede cegonha©”
26. “SKOL®: a Cerveja que desce RedondO”.

PT© é vigarista e aderente ao charlatanismo.

Vive de ótimos e CALCULADOS mitos propagandísticos.

O PT© Vive de lavagem-cerebral.

O tal de: “me engana que eu compro”. PT® e PCdoB® são o Kitsch políticos. Bregas e barangos. Nivelam tudo por baixo. A arte, a cultura e a educação. Sobretudo a educação dos guris e gurias de todo o Brasil. O Partido dos Trabalhadores é Kistch.

Anônimo 21 de abril de 2021 às 22:43  

Só sei de uma coisa notória:
PT = Uma paixão pela baranguice de maneira enorme!!!

Polistyca 26 de outubro de 2022 às 18:40  

Sim. Aí alguém que trabalha: Milan Kundera: arte com autonomia. Antipetismo. O breguismo do Brasil.

Mas o esquerdismo só quer fazer propaganda e nivelar por baixo tudo e sobretudo a educação. A cultura e a arte. E mamar direto nas tetas, com obras mal acabadas. Indústria Cultural (Adorno).

No Brasil, por longos anos — a política Kitsch do PT e seus Ministérios da Cultura nivelaram tudo por baixo (afinal os petistas priorizam a Indústria Cultural.).

O PT odeia o erudito, que insistem em chamar “de elite”. O PT pratica Lavagem-cerebral. O PT odeia a alta-cultura.

Em tempo eu abri bem meus OlhOs em relação ao Partido dos Trabalhadores: agora os ouvidos dos meus ouvidos acordaram e agora os OLHOS dos meus OLHOS estão abertos.

Eis o propósito e a função a que a arte [autônoma] se destina: Perfeição. Beleza.

Conhecer e Transformar. Aqui: é ser crítico ao Petismo e seu vigarismo e nivelação da educação por baixo. O PT nivela a vida por baixo.
PT é brega.

PT é tosco.

Martha Hirsch 23 de julho de 2023 às 02:40  

Ladrão. Pizzolato. Precisamos de alta cultura. Alta literatura.
Ciência. Humanidades. Artes. Bons teatros. Como Fernando Arrabal.
Precisamos de alta literatura: Kafka, Rachel de Queiroz, Tcheckov. De educação de alta qualidade. Estilo Alemanha e Helsinque.
Há políticas que são puro populismo e mau gosto enorme em termos culturais e educacionais.
Há de se defender, sobretudo, nossa educação. Alta-cultura nas escolas. Villa-Lobos. Dostoievski, Murilo Mendes etc.
Educação! Sempre educação!
Mas as escolas estão paradas. EaD (à distância) não ensina nada a ninguém. É igual ao Partido dos Trabalhadores. o PT. Enganação.
Observe:
Com a “Copa das Copas®” do PT® em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis! O PT é kitsch.

E não esquecer. Eis:

Digno de espanto, se bem que vulgaríssimo, e tão doloroso quanto impressionante, é ver milhões de homens a servir, miseravelmente curvados ao peso do jugo, esmagados não por uma força muito grande, hercúlea, mas aparentemente dominados e encantados! apenas pelo nome de um só homem [lula] cujo poder não deveria assustá-los, visto que é um só (mula –, o vigarista apedeuta).
O PT é puro mau gosto enorme. O PT é barango. Nivela tudo por baixo. Sobretudo a educação das curuminhas e dos curumins.
“Muito engana-me, que eu compro”.
Em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis.
E o PT®?
Qual o poder constante de sua propaganda ininterrupta?
Eis:
Vive o PT© de clichês publicitários bem elaborados por marqueteiros. Estilo do brilhante e talentoso João o Milionário Santana. Embusteiros desgraçados.

Postar um comentário

Quem somos

O grupo de estudos "Arte, Sentido & História" é constituido pelo orientador Prof. Dr. em Filosofia Gerson Luís Trombetta; pelos bolsistas: PIBIC/UPF Alessandra Vieira; PIBIC/CNPq Bruna de Oliveira Bortolini; FAPERGS Taciane Sandri Anhaia; e demais integrantes: Aline Bouvié, Amanda Winter, Ana Karoline, Bárbara Araldi Tortato, Daniel Confortin, Edynei Vale, Ester Basso, Fabiana Beltrami, Fernanda Costa, Prof. Dr. em Filosofia Francisco Fianco, Guto Pasini, Iara Kirchner, Jéssica Bernardi, Leonel Castellani, Maikon Ubertti, Marceli Becker, Marciana Zambillo, Roberta del Bene e Tarso Heckler.

Contador Grátis